terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Paris, biografia de uma cidade

TRADUÇÃO

Título:
PARIS: BIOGRAFIA DE UMA CIDADE
Título Original: PARIS: BIOGRAPHY OF A CITY

Tradução de José Carlos Volcato e Henrique Guerra
Catálogo: Outros Formatos
Gênero: História
Cód.Barras: 9788525418739
ISBN-13: 978.85.254.1873-9
Formato: 16x23
Páginas: 592
Medidas: 16 X 23 cm
1° Edição: maio de 2009

Comentário: Se a montanha não vai a Maomé, Maomé vai à montanha! Entrei em contato com a editora para ver se tinha algum trabalho. Na verdade, eu fiz bem, porque casualmente naqueles dias eles estavam precisando da tradução relâmpago de um texto jornalístico. Daí eu fiz o negócio em duas horinhas, revisei e mandei. Até hoje eu desconfio que a rapidez e a eficiência com que eu realizei aquele trabalhinho pesou na hora de eu receber outro trabalho, ou melhor, o trabalho! Nada menos que sete capítulos de Paris, Biography of a City, do historiador britânico Colin Jones. Peguei o bonde andando e dei continuidade ao bom trabalho iniciado. O trabalho envolveu também uma espécie de preparação de originais nos capítulos que eu não tinha traduzido, a fim de padronizar as escolhas tradutórias. Esta tradução exigiu um esforço quase descomunal de pesquisa. Antes da entrega, também tive a colaboração da Andrea, a mãe de meu filho, que leu para mim o texto enquanto eu lia o original. Essa técnica é perfeita para revisar a pertinência das escolhas e evitar os tão temidos "saltos", muito comuns em obras com parágrafos quilométricos como é o caso dos parágrafos de Colin Jones. Falando no estilo dele, é um estilo meio desconcertante. Por exemplo, o léxico do cara oscilava entre o moderno e o arcaico, coisa típica de quem lê muitíssimo, muita coisa antiga e muita coisa nova. No final do livro, por sinal, ele apresenta uma 'listinha' de obras para quem quiser se aprofundar em algum dos períodos abordados (mais de 2 mil anos de história). Disso resultou um jeito de se expressar todo próprio, ao mesmo tempo fluente mas denso. Quanto ao conteúdo, é muito bacana aprender o modo como a cidade foi evoluindo, construindo, ampliando e derrubando suas muralhas. Jones é um historiador que mantém o leitor com uma visão geral sem deixar de fornecer uma riqueza de detalhes e curiosidades sobre os fatos e as personagens. Em suma, um trabalho do qual tenho bastante orgulho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário